Evangelização de Bebês

“Traziam-lhe recém-nascidos para que os tocasse. Ao vê-los, os discípulos os repreenderam. Jesus as chamou para si, dizendo: Deixai vir a mim as criancinhas e não as impeçais, pois delas é o Reino de Deus.” - Lucas 18:15-16

EVANGELIZAÇÃO DE BEBÊS (00 – 03 anos) – atualizado constantemente (última atualização: 12/10/2013)

DOWNLOAD: Apostila Evangelização de Bebês: http://www.4shared.com/office/PZNeUlPj/EVANGELIZACAO_PARA_BEBES_-_MIN.html

DOWNLOAD: Fotos das atividades realizadas com as crianças: http://www.4shared.com/zip/GJ-2UQL5/Fotos_das_Atividades.html

DOWNLOAD: OFICINA DE MÚSICA: DO SOM, AO RITMO, À ALMA: http://www.4shared.com/office/sAqzCroL/Oficina_de_Musica_-_Do_Som_Ao_.html

DOWNLOAD: Músicas Infantis de Evangelização gravadas na voz de uma de nossas Evangelizadoras (as músicas as quais ela mesma foi evangelizada). São simples gravações em áudio mp3 + letras para servirem de base para cantar em sala: http://www.4shared.com/zip/yZUqVe4v/Msicas_Infantis_mp3_e_letras.html

LINK: Uma Experiência para a Vida Toda: PodCast #14 – PortalSER

LINK: Pra Gente Miúda: http://www.pragentemiuda.org/

LINK: Pediatria Brasil: http://www.pediatriabrasil.com.br/search/label/Jogos%20e%20Brincadeiras

ARTIGO E VÍDEOS – CÍNTIA VIEIRA SOARES E A EVANGELIZAÇÃO DE BEBÊS – EAC2013 – postado em 12/10/2013

Cintia_Vieira_Evangelizando_Bebes

Cíntia Vieira Soares, graduada em música, mestre em Educação (ambas pela UFG – Universidade Federal de Goiás) e diretora da escola “Música e Bebê” em Goiânia-GO, Cíntia fala sobre seu livro Evangelizando Bebês.

1. Por que a proposta Evangelizando Bebês?

Considerando que evangelizar é alcançar os corações com o conhecimento espírita e com a moral do Cristo, evangelizar bebês é educar o espírito desde a mais tenra idade, levando-o a sentir as vibrações amorosas de Jesus e a proteção de Deus. Além de vivenciar atividades doutrinárias e cristãs de estimulação, visando o seu desenvolvimento harmônico, o bebê é também incentivado a perceber os laços de carinho e amor que o une à mamãe, ao papai e seus familiares, em ambiente espiritualmente saturado de boas vibrações.

2. Como surgiu a ideia?

A ideia de evangelizar bebês surgiu a partir da necessidade de atender crianças com menos de 2 anos de idade que, até então, não tinham a oportunidade de participar das atividades de evangelização em nossa casa espírita. Os pais queriam que os bebês ficassem nas salas com os irmãozinhos, mas não tínhamos nenhuma condição de receber crianças com faixa etária tão específica… Como eu já trabalhava com musicalização de bebês, a inspiração divina foi a de utilizar a mesma metodologia que eu dominava profissionalmente, a partir de um programa estruturado com conteúdo sobre Deus e os ensinamentos de Jesus.

3. Como tem sido a experiência das oficinas?

Maravilhosa. A proposta é compartilhar ideias e práticas sobre o tema “Evangelização de Bebês”. Como o trabalho é feito em algumas regiões, desconhecido, realizamos a rotina de uma aula com algumas atividades fundamentais, com os próprios bebês da região e seus pais. A oficina é estruturada em dois momentos: o primeiro, com a demonstração de uma aula de evangelização para bebês, e o segundo, com a fundamentação pedagógica e doutrinária, a partir das dúvidas e perguntas dos evangelizadores participantes.

 4. Conte-nos algo marcante

O aspecto mais distinto deste trabalho é a possibilidade de participação dos pais junto aos bebês. A presença ativa da mamãe e do papai nas atividades de evangelização do bebê é fonte básica de segurança e bem-estar, facilitando desde a sua adaptação até a sua completa integração ao ambiente educativo espiritual. Não podemos esquecer que os pais são acima de tudo corresponsáveis pelo processo de evangelização de seu filho. Assim, a evangelização propicia conteúdo evangélico doutrinário tanto para o bebê quanto para os pais, além de criar e fortalecer os vínculos da família com a Casa Espírita.

5. Qual seu trabalho no EAC 2013?

Apresentamos uma palestra com o tema “A Arte de Servir e Educar”, e uma oficina para evangelizadores, com os bebês da região e seus pais. Os evangelizadores puderam tomar conhecimento de como a evangelização de bebês se processa na prática. Assim, além de incentivar o estudo mais aprofundado do assunto, esperamos estimular a estruturação de atividades para esta faixa etária em mais casas espíritas, e também contribuir com os trabalhos de evangelização já existentes.

Veja:

Parte 1:

.

Parte 2:

.

Parte 3:

.

Parte 4:

.

Fonte original: http://institutocairbarschutel.org/index.php/cintia-vieira-soares-e-a-evangelizacao-de-bebes/#.Ulnn8L65fIX

PRÁTICA – MÚSICA ACELERA O APRENDIZADO DAS CRIANÇAS – postado em 26/07/2013

A música, parte integrante das manifestações culturais de todos os povos, ajuda as pessoas a expressarem seus sentimentos e emoções e é capaz de facilitar a comunicação interpessoal até entre quem não fala o mesmo idioma. Para as crianças, a música pode ser uma grande aliada no processo de aprendizado, ajudando-as a fixar o conhecimento com mais facilidade e rapidez. A música na educação infantil é uma verdadeira fonte de diversão, descontração e estímulos sensoriais.

musica-aprendizado-infantil-1-650x350

Segundo a educadora Norma Viscardi, profissional da rede FasTracKids, a melodia e a ordem rítmica de uma música fazem o cérebro registrar a informação de várias maneiras e em diferentes áreas, o que estimula a fixação e a memorização e incentiva a criatividade. “É por isso que cada vez mais instituições de ensino infantil apostam no uso da música como uma ferramenta educacional“, diz.

Ela explica que a música é capaz de estimular também a percepção das crianças, aumentar a capacidade de diferenciação auditiva, a criatividade, a memória, e a maneira de expressar suas emoções. “Criar ou acompanhar e curtir uma sequência de sons harmoniosos é uma das atividades mais relaxantes e prazerosas para o cérebro humano. Se uma informação a ser aprendida está sintonizada com a música, as habilidades de decodificação e recodificação necessárias para o aprendizado tornam-se mais rápidas e eficazes. A memória é uma das funções cerebrais mais estimuladas pela música”, afirma.

O professor de música Robson Menezes, do Colégio Itatiaia, diz que a música é uma ferramenta que pode ser utilizada em qualquer tema ou matéria, aumentando a atenção e a concentração da criança. “Acredito que ajuda tanto no lógico como no humano. Para uma criança que tem dificuldades lógicas, a música irá ajudar este aspecto, pois seu lado humano está mais ‘tranqüilo’, e vice-versa. Mas pensando na maioria das crianças, a música irá ser um componente muito importante para o desenvolvimento global”, explica.

(…)

FONTE ORIGINAL: http://itodas.uol.com.br/mae/musica-acelera-o-aprendizado-das-criancas/

FAÇA VOCÊ MESMA – MASSINHA DE MODELAR CASEIRA – postado em 04/07/2013

Está chegando o final de semana? Use esta receita para fazer massinha colorida de longa durabilidade, se conservada em um recipiente hermeticamente fechado (qualquer recipiente selado que bloqueia a entrada de ar) e/ou na geladeira.

E o melhor de tudo é que você saberá exatamente o que o seu filho ingeriu caso ele coloque na boca!

INGREDIENTES:

• 01 xícara de sal de cozinha

• 04 xícaras de farinha de trigo

• 02 colheres (de sopa) de óleo

• 01 colher (de sopa) de vinagre

• 01 1/2 xícara de água

• corantes alimentícios de várias cores

ATENÇÃO: certifique que seu filho(a) não é alérgico(a) a nenhum dos ingredientes acima.

Brincadeira barata, fácil e divertida!

MODO DE FAZER:

Passo 1

1

Separe todos os ingredientes e coloque-os em uma tigela grande, misturando-os com as mãos. Não há ordem a ser seguida.

Se você vive em um clima mais úmido, ou se a a massa ficou muito úmida ou pegajosa, adicione uma pitada a mais de farinha.

Ficou muito seco? Adicione um pouquinho de água.

Passo 2

2

Pegue uma bola da massinha e faça um buraco com o dedo. Pingue algumas gotas de corante alimentar. Dobre cuidadosamente a massa por várias vezes, até que a cor esteja bem misturada.

Passo 3

3

Coloque cada cor em um recipiente hermeticamente fechado.

Ele pode ser guardado na geladeira, mas isso não é estritamente necessário.

Se começar a secar ao longo do tempo, adicione um pouco de água. Essa massa dura vários meses.

4

FONTE ORIGINAL – PEDIATRIA BRASIL: http://www.pediatriabrasil.com.br/2010/11/massinha-de-modelar-caseira.html

FAÇA VOCÊ MESMA – COMO FAZER UM TAPETE SENSORIAL – postado em 03/07/2013

Outra dica fantástica para trabalhar com as crianças nesta área é fazer seu próprio tapete sensorial ou tapete tátil? A atividade desenvolve a coordenação motora, o tato e ainda é super divertida! Vamos aprender a fazer?

tapete sensorial2

Como que faz?

Para fazer um tapete sensorial bem simples é fácil. Use a mesma ideia do livro tátil, porém bem maior. Recorte retângulo de EVA do mesmo tamanho e cole materiais diversos em cada um: canudos, plástico bolha, tampinhas, areia, lixa, algodão, lã… Depois junte os retângulos e faça um tapete grande, ou deixe separado e una somente na hora de brincar. As crianças andarão descalças sobre este material. No calor, coloque água, papel, jornal… para que eles pisem na água e depois no papel, use também água e tinta…

DICA: Vejam como a mesma ideia pode ser melhorada e seu tapete pode ficar ainda mais bonito. Você pode fazê-lo em formato de trilha ou usando moldes diversos como as borboletas abaixo, mãos, pés, corações… Neste caso o legal é que fica mais fácil para guardar (é só empilhar e colocar numa caixa).

tapete sensorial
FONTE ORIGINAL – PRA GENTE MIÚDA: http://www.pragentemiuda.org/2013/06/como-fazer-um-tapete-sensorial.html#ixzz2Y2Mh4o6I

FAÇA VOCÊ MESMA – RECEITAS DE TINTAS PARA PINTAR COM AS MÃOS – postado em 03/07/2013

Que a pintura é uma atividade que as crianças adoram nem é desnecessário dizer. Mas, aqui você vai aprender como ir além do simples ato de pintar para trabalhar com a turma do maternal… A pintura a dedo é uma das mais fascinantes atividades para as crianças. A parte mais difícil? Acabar com a brincadeira depois que ela começa.

Aqui você vai aprender a fazer, a um custo muito baixo, sua própria tinta atóxica, para suas atividades de pintura a dedo ou mesmo com pincel.

Veja a seguir 02 receitas simples para desenvolver a atividade de pintura com os dedos. Para desenvolver a atividade será necessário o seguinte material:

- Papel branco lustroso ou um pouco opaco pouco mais grosso que a cartolina;

- Mesa lavável ou oleada para protegê-la;

- Bacia com água para molhar a folha de papel;

- Tintas (que serão elaboradas conforme a receita abaixo).

pintura com as maos

RECEITAS

1 – Mingau ralo feito de maisena ou polvilho, adiciona-se anilina vegetal na cor desejada, e se obtém uma boa tinta atóxica. De acordo com a espessura do mingau se controla a consistência da tinta, para mais fina ou mais grossa.

APLICAÇÃO: Com a palma da mão espalha-se a tinta sobre a superfície lisa do papel. Com os dedos ou com a mão desenham-se as formas desejadas.

2 – Mingau ralo de polvilho, junta-se uma colher das de sopa de Sabão em flocos (em pó) e o pó de pintar da cor desejada para dar o colorido.

APLICAÇÃO: Passa-se a folha de papel na bacia com água e deita-se a mesma sobre a mesa, alisando-a com as mãos. Com as mãos espalhar a tinta sobre o papel todo e, depois, com a ponta dos dedos abertos ou fechados, a palma da mão ou com o pulso pode-se obter linhas e movimentos bem interessantes.

FONTE ORIGINAL – PRA GENTE MIÚDA: http://www.pragentemiuda.org/2012/04/receitas-de-tintas-para-pintar-com-as.html#ixzz2Y2IWMYP4

PRATICA: TAPETE DE HISTÓRIA – postado em 12/06/2013

Esse tapete é fixo na parede, o objetivo dele é fazer com os bebes brinquem com o tema da aula. O material é confeccionado em TNT, E.V.A. e papel contact.

Para os evangelizadores que como eu não sabem desenhar, escolhi os objetos do GOOGLE, imprimi, colori e depois colei no E.V.A. para poder ficar mais firme e para proteger passei o papel contact. Para colar use fita crepe, pois depois que acabar a aula tudo é recolhido.

Depois que você der sua aula, os bebês poderão se deliciar colando os objetos no tapete da parede.

019

Prestem atenção o tema foi animais da floresta, tudo partiu dos bebes e eles adoraram. A aula foi proveitosa.

FONTE ORGINAL – BLOG EVANGELIZANDO COM AMOR: http://luzdaevangelizacao.blogspot.com.br/2013/05/evangelizacao-de-bebes-tapete-de.html

ARTIGO: EVANGELIZANDO – JORNAL DE LAVRAS por Sheila Passos – postado em 07/06/2013

003-parable-sowerEis que o Semeador saiu a semear…

E a boa semente  caiu na terra fértil do coração.

Evangelizar é despertar a semente que habita em nossos corações.

É promover o crescimento integral do Ser, considerando a imortalidade do espírito.

Podemos estimular o despertar da semente em qualquer idade, porque todos precisamos de Evangelho e, muitas vezes, nosso coração está tão endurecido, que esse processo só acontece na madureza de nossa existência.

Mas o Semeador não desiste nunca e, a cada estação de nossas vidas,  lá está Ele estimulando o nascimento da semente em nós.

A primavera é a estação mais propícia para a semeadura.

A criança é um espírito reencarnado que está recomeçando uma nova existência corporal. Ao mesmo tempo em que é uma personalidade com características próprias, com experiências seculares, é, também, um espírito aberto às novas transformações. (1)

Emmanuel nos afirma que, até os 7 anos, o Espírito ainda se encontra em fase de adaptação à nova existência que lhe compete no mundo. (2)

Nessa fase, ainda não existe uma integração perfeita entre ele e a matéria orgânica.

São cerca de três mil dias de sono induzido ou hipnose terapêutica que motivam o entorpecimento das recordações do passado, para que se alivie a mente na direção de novas conquistas. (2)

Todo esse tempo é ocupado em prover a criança de novos conceitos e pensamentos acerca de si própria. (2)

Quando o bebê nasce, o cérebro pesa pouco mais de 300 gramas. Até completar o primeiro ano de idade, o cérebro vai triplicar o tamanho.  As experiências que o bebê vivencia, multiplicam, vertiginosamente, seus neurônios, registrando sensações e emoções diante de suas descobertas, dando início a um processo de conhecimento de si mesmo e do mundo. (3)

Dessa maneira, quando pensamos em colocar a criança em contato com o Evangelho de Jesus, devemos  estimular que isso seja feito na mais tenra idade. (4)

JESUS_BLESSES_CHILDREN_Wallpaper_JxHy

Hoje temos muitos recursos para evangelizar as crianças, que podem começar ainda bebês.  Utilizando estímulos sensoriais,  seja pelo toque, pelo cheiro, pelo gosto, pelo que ouve ou pelo que vê, vamos encorajando o bebê a explorar o ambiente, criando relações com pessoas, objetos, plantas e animais,  para que possa descobrir sobre seu corpo e utilizar-se dele para conhecer o que existe ao seu redor.

Nas aulas de evangelização de bebês, dividimos o tempo da aula em 4 partes e a cada 15 minutos, mudamos completamente a atividade, para que  permaneça ativo o interesse do bebê. A atividade da criança é o brincar. É brincando que a criança descobre o mundo, é brincando que se inicia o processo de autoconhecimento, é brincando que se toma contato com a realidade e  criam-se  vínculos. É brincando que apresentamos Jesus e a Boa Nova que ele nos traz.

É importante lembrar que o Evangelho é um código universal da Lei de Deus.

“A verdade é que todos os livros e tradições religiosas da antiguidade guardam, entre si, a mais estreita unidade substancial”. (5)

Vários Missionários trouxeram a Boa Nova: Fo-Hi, Lao Tsé e Confúcio, na China; Buda, nas crenças do Tibete; no Pentateuco, encontramos Moisés e, no Alcorão, vemos Maomé. Cada raça recebeu seus instrutores, como se fosse Ele mesmo. E Jesus, membro da comunidade de espíritos puros e eleito pelo Senhor Supremo do Universo, é o Governador da Terra. (5) Já era um Cristo há bilhões de anos, e participou de forma ativa na construção do Orbe, veio à Terra para nos ensinar a amar, vivenciando e exemplificando o Evangelho do Pai.

Muitos espíritos trazem, em seus registros mais íntimos, uma resistência grande a tudo que se refere a  Jesus. Há espíritos  com marcas profundas, mágoas quase indissolúveis.

É compreensível, porque,  em todas as épocas, deturparam as  lições do Cristo.  A História relata diversos fatos tristes da humanidade. Esse é mais um motivo para aproveitarmos a fase infantil, em seu período mais inicial, para darmos outros registros mentais a estes espíritos eternos.

Em nossas aulas com os bebês, iniciamos com a Gênese Planetária. Apresentamos o universo representado por um tapete para contar  histórias. E um boneco de pano representando Jesus.

Jesus entra manuseando o novo Planeta que está sendo criado: o Planeta Terra. E, a partir de então, a criança vai experimentar todos os Reinos: Mineral, Vegetal, Animal e Hominal.

Vai utilizar-se dos sentidos para conhecer a água, as pedras e a terra. Vai comer, pegar e cheirar os  vegetais. Vai tocar nos animais, sentir seu calor e suas reações ao seu toque. Ouve, cheira e  beija seus semelhantes: os seres humanos.

imagesCALJBAN3

Vai  aprender sobre a vinda de Jesus na Terra. Vai brincar com Jesus Bebê, trocar a fraldinha de Jesus, dar comidinha, entrar em sua casa  e conviver com Maria e José. Vai participar do culto no lar com Jesus, vai aprender a ajudar as  pessoas, a cuidar dos animais e da Natureza.

Jesus vai crescendo e as crianças vão vivenciar as parábolas e as curas. Aprendem a  dar passes, fluidificar a água. Descobrem que o espírito é eterno e que vai evoluindo.  Aprendem que reencarnam e vão se tornando melhores. Até que as crianças também crescem e  viram discípulos de Jesus.

E chega o verão célere, cheio de cores, perfumes e estímulos mil e nossas crianças alcançam a adolescência, cheias de energia e disposição.

É importante que, na proposta de evangelização para essa faixa etária, se tenha um programa ativo, envolvendo-os ao máximo em atividades em que possam utilizar seus talentos, dialogar com seus conflitos, serem estimulados a pensar, perguntar e que  possam se expressar. É importante que o jovem se sinta pertencente ao grupo e se sinta querido, que sua opinião seja ouvida e respeitada.

No Outono de nossas vidas, quando nos tornamos adultos, ainda necessitamos de Evangelho. O Evangelho, nessa fase, funciona como um direcionador de nossas atitudes. É uma fase muito produtiva, em que se busca constituir família e se fixar profissionalmente.

O estudo minucioso do Evangelho, o miudinho, como é carinhosamente conhecido,  funciona muito bem nessa fase, como norteador da família. Proporciona-nos aconchego, calma, reflexão e estímulo para  aprimorar nossa conduta.

Quando chega o inverno  de nossa existência, época em que a experiência nos vinca a face e os sentimentos, o Evangelho funciona como bálsamo amigo, a nos curar as feridas, a consolar nossos corações, a alimentar, com  esperança, a nossa alma dorida.

E vem a primavera novamente…

E, com ela, a grande promessa do recomeço.

JesusBabyDrawing

É como se ouvíssemos, novamente, a exortação de Jesus : “Deixai vir a mim as crianças e não as impeçais…” (Mt 18:17,18)

Sheila Passos

1) SOARES,  Cíntia Vieira da Silva. Evangelizando bebês Goiânia: FEEGO 2011

2) XAVIER, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel. Religião dos Espíritos 7. , p, 111-113

3) Revista Época de 10 de agosto de 2009 “Por dentro da mente dos bebês”.

4) Sociedade de divulgação Espírita Auta de Souza. Deixai vir a mim as criancinhas: Como evangelizar crianças de 0 a 6 anos. Taguatinga- DF 2006

5) XAVIER, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel. A Caminho da Luz FEB

PRÁTICA: TAPETE CONTADOR DE HISTÓRIAS – ANIMAIS DO MAR – postado em 24/05/2013

O tapete para a aula animais do mar, foi feito com feltro branco e azul e retalhos de E.V.A. para fazer os animais marinhos e as algas marinhas. Tudo muito simples e de fácil acesso.

DSCF1110

Os animais marinhos são posicionados à medida que você vai comentando sobre eles, mas é claro os bebes vão para cima do tapete e os pegam, depois deixem eles interagirem com o material.

FONTE ORIGINAL – BLOG EVANGELIZANDO COM AMOR: http://luzdaevangelizacao.blogspot.com.br/2013/05/evangelizacao-de-bebes-tapete-animais.html

SUGESTÃO DE LIVRO: EVANGELIZANDO BEBÊS – FEEGO - postado em 15/05/2013

Editado pela Federação Espírita do Estado de Goiás, o livro Evangelizando Bebês surgiu da prática da evangelização de bebês em uma Casa Espírita em Goiânia e se origina como auxílio aos programas doutrinários das evangelizações para infância. Lançado em outubro, aborda a base da evangelização infantil, aspectos do desenvolvimento do bebê e sugestões de atividade para a faixa etária, sendo leitura indicada a evangelizadores, educadores, pais, dirigentes das casas espíritas.

A FEEGO, aos domingos à tarde, simultaneamente à reunião pública, mantém a atividade de evangelização para crianças de 0 a 2 anos de idade.

Informações pelo e-mail livraria@feego.org.br  ou no site www.feego.org.br

O que os bebês fazem nas aulinhas de evangelização?

evangelizando0001

Ficam quietinhos no momento da prece?

Mas são tão pequenininhos!…

Perguntas e comentários como esses são bem comuns. Quando, porém, se veem bebês com alguns meses de idade, na salinha de evangelização, percebe-se claramente o quanto gostam das atividades e se divertem.

O ambiente espiritual saturado pelas histórias de Jesus, músicas doutrinárias e leituras edificantes alcança e envolve por completo o espírito milenar ali presente, impregnando em seu perispírito o amor do Cristo, a paternidade amorosa e justa de Deus, despertando os sentimentos e os valores eternos do bem.

SUGESTÃO DE VÍDEO: EVANGELIZAÇÃO DE BEBES – por Sheila Passos - postado em 09/05/2013

Abaixo segue link do Seminário de Evangelização de Bebês realizado no CEAP – Centro Espírita Antônio de Pádua em Curitiba/PR, no dia 28/04/2013 sob a coordenação de Sheila Passos.

.

SUGESTÃO DE VÍDEO: EVANGELIZAÇÃO DE BEBES – por Sheila Passos - postado em 09/05/2013

Trechos de uma aula de evangelização para crianças de 0 a 2 anos realizada Núcleo Espírita Maria de Nazaré em Belo Horizonte. Foi editado para acompanhar o o PodSER#14 no www.portalser.org.

.

SUGESTÃO DE VÍDEO: EVANGELIZAÇÃO DE BEBES – por Sheila Passos - postado em 27/04/2013

Neste vídeo, Sheila Passos comenta as abordagens realizadas com os bebês e esclarece nossas dúvidas sobre a implantação deste programa nas Casas Espíritas.

Sem título

LINK: http://vimeo.com/60675486

PRÁTICA: ESTÍMULOS PARA EVANGELIZAÇÃO DE BEBÊS – postado em 26/04/2013

A figura abaixo nos mostra exemplos de materiais e recursos que podemos utilizar na Evangelização de Bebês, uma vez que sempre precisamos adaptar os conteúdos à faixa etária a que se pretende evangelizar.

Evangelizaçao Bebes - Estimulos

ESTUDO: ENTENDA O QUE É EVANGELIZAÇÃO DE BEBÊS – por Sheila Passos - postado em 09/05/2013

Esta foi uma apresentação feita por Sheila Passos no Seminário Evangelização de Bebês em Curitiba?PR:

“A principal finalidade de o espírito passar pela infância é a de ser educado novamente. É de poder receber na infância as impressões benéficas à sua transformação moral, podendo ser determinantes em sua encarnação atual e até em próximas existências.‏”

JUSTIFICATIVA

- Construir um trabalho que contemple os bebês nas casas espíritas.

- Um trabalho que, através de linguagem própria, toque os corações  infantis desde a mais tenra idade.

- A “Evangelização para Bebês” não é “Berçário”, pois seu objetivo é a construção de  um espaço onde mães/pais em conjunto participem do processo de evangelização.

“Quando criança, o espírito mostra-se mais suscetível  às  intervenções educativas.Por não estar completamente integrado ao corpo físico, goza de certa liberdade espiritual, o que o torna mais sensível ao ambiente e às propostas educativas, capazes de promover o seu aprendizado. Evangelizar a criança é permitir a convivência com os princípios morais cristãos, aproximando-a desde cedo às leis de Deus.” – Cíntia Soares em Evangelizando Bebês

“(…) Os conteúdos doutrinários e evangélicos, vivenciados corporalmente pelo bebê, ficarão impregnados em seu perispírito, juntamente com o arquivo de experiências trazido de outras existências, conteúdos estes que poderão ser associados e relembrados futuramente pela criança. E ainda promover transformações morais, provenientes desta memória psíquica do período enquanto bebê.”

OBJETIVOS

-  Promover e incentivar desde cedo à formação moral da criança, inspirada no evangelho e nos ensinamentos espíritas considerando o bebê como sujeito ativo e participativo de sua aprendizagem  principalmente como espírito milenar maleável às influências  das pessoas e do meio.  (Cintia Soares)

-  Construir, tanto pelo aspecto vibracional como pela proposta  de uma comunicação com a criança, um vínculo  entre mãe/pai e bebê, que facilita a recepção harmoniosa desse espírito em seu processo reencarnatório.

-  Propiciar  o elo com Jesus e seu Evangelho, desde a mais tenra idade.

A assimilação fluídica nessa primeira fase de  absorção do ambiente é a principal forma de aprendizagem dos bebês.  É necessário, portanto, criarmos ambientes harmônicos nas atividades de evangelização com os bebês, para que possamos absorver o conteúdo doutrinário pela vibração fluídica.”

METODOLOGIA

-  As crianças nessa faixa etária precisam de uma rotina estruturada e previsível para que consigam compreender o momento em que estão inseridas.

-  As aulas são organizadas em 4 tempos de 15 min.

-  Cada tempo, tem um objetivo e ao fim de um, inicia-se outro com características diferentes para que o bebê e a criança consigam manter sua atenção.

Os quatro tempos são:

1) Integração – momento que as crianças e pais/mães são recepcionadas e a música tem um lugar central.

2) História – onde o conteúdo é apresentado através dos recursos didáticos do “tapete contador de histórias” e de bonecos representando Jesus, sua família e seus amigos.

3) Experimentação – atividade prática onde os bebês experimentam sensações, emoções e desenvolvem ações que complementam o conteúdo trazido na história.

4) Socialização  – momento de encerramento da aula, realizado após a prece. Espaço para troca entre mães/pais sobre questões ligadas à recepção deste espírito  e evangelização da família, bem  como troca e compartilhamento entre os bebês maiores. Momento em que se realiza um lanche coletivo.

“A rotina é muito importante para o bebê.  A sequência previsível das atividades traz tranquilidade, gerando confiança e bem estar  no bebê.” – Cíntia Soares

RECURSOS DIDÁTICOS

-  Tapete Contador de Histórias.

-   Materiais que possam ser manuseados pela idade de 0 a 3 anos: objetos plásticos atóxicos, tecidos, alimentos, tapete,  livros, papéis, etc.).

-  Bonecos: personagens (José, Maria, Jesus, discípulos, etc.)

-  Tapete emborrachado para acolher as crianças

-  Cenário: Casa de Jesus, Marcenaria, Templo, poço, etc.

RECOMENDAÇÕES

-  Aulas com 2 evangelizadoras por ciclo.

-  Respeitar o tempo (cognitivo, espaço) da criança.

-  Realizar e respeitar as etapas estabelecidas.

-  Construir diálogo com as famílias

-  Ter flexibilidade em acontecimentos imprevistos (agitação da turma, choro)

REFERÊNCIAS

- Sabores, cores, sons, aromas. Organização dos espaços na Educação Infantil. Maria da Graça Souza Horn.

- Deixai vir a mim as criancinhas… Ed. Auta de Souza.

- A criança dos 0 aos 5 anos. Arnold Gesel

- Evangelizando Bebês . Cintia Vieira da Silva Soares – FEEGO

- Saberes Necessários à Evangelização Infantil. Sandra Maria Borba Pereira e Claudia Faranche Lemos – FEP

SITES INTERESSANTES

Página no Facebook: https://www.facebook.com/groups/413066472107044/

PORTAL SER – www.portalser.org

MÚSICAS e outros materiais – www.evangelizacaoinfantil.com.br

LOJA VIRTUAL DO SER – www.fazendobem.com.br

BONECOS DE TECIDO E TAPETES: Danielle Abreu – (31) 88221235 / (31) 33171341

Curitiba-20130428-00126

Responses

  1. achei

  2. obrigada pelo material vai ser de grande ajuda,gostaria de orientação qual a melhor maneira de evangelizar crianças especiais,com grande dificuldade cognitiva,tenho usado o método para bebes,será o mais adequado?com meu abraço fraterno de agradecimento.Ana Lucia

    • Olá Ana Lucia, já ouvimos falar de um trabalho como este sendo iniciado em MG, entre em contato com o Centro Espírita Meimei ou procure a Sheila Passos no Facebook para ter mais informações. Paz! CEEB


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.804 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: